Odús – Signos de Ifá

Odù – Signos de Ifà

Pode-se dizer, sem a menor porcentagem de erro, que o Odù individual é o signo da pessoa. Claro que é mais elaborado pois diferentemente dos signos zodiacais, cada dia é regido por um Odù, seria mais parecido com a numerologia. Só que no caso dos Odù, a energia que ele traz para a pessoa pode ser mudada para melhor, afastando o lado negativo dele. Cada Babalorixá, tem um modo específico de fazer a conta para se encontrar o Odù das pessoas, o mais usado é igual o da numerologia. Ex: Se a pessoa nasceu no dia 15/ 05/ 1971, deve-se fazer a soma desta forma;

1+5+5+1+9+7+1= 29    

2+9= 11

11= Owarin

Existem apenas 16 (dezesseis Odù), por esse motivo, sempre que o resultado da soma, for superior a 16 (dezesseis), ele deve ser somado novamente, como no exemplo acima. O resultado da soma foi 29 (vinte e nove) e teve que ser reduzido à 11 (onze), este Odù se chama Owarin, ele é regido principalmente por Egungun. Cada Odù tem um nome diferente e é regido por Orixás diferentes, segue-se abaixo os dezesseis Odù do Oráculo de Ifá;

 Nome do Odù  Orixás Regêntes
01  Okáran  Exú, Xangô e Egun 
02   Ejiokô  Ogun, Ibeji e Exú
03   Etaogundá  Ogun, Exú e Xangô
04   Iorossun  Iemanjá, Ogun e Egun
05   Oxê  Oxun e Yámi
06   Obará  Xangô, Exú, Oxóssi e Logun
07   Odí  Oxóssi, Exú e Omolú
08   Ejionilê  Oxoguiã, Oxóssi e  Airá
09   Ossá  Oyá e Iemanjá
10   Ejiofun  Oxalufã e Airá
11   Owarin  Egungun, Exú, Xangô e Ikú 
12   Ejilaxebóra  Xangô, Orô e Ikú
13   Ejiologbon  Nanã e Omolú
14   Iká  Oxumarê e Ossãe 
15   Obeogundá  Obá e Yewá
16   Aláfia  Orunmilá e Oduduá

O Orixá regente varia de zelador para zelador, ou de axé para axé. Geralmente cada Odù é regido por muitos Orixás ao mesmo tempo, porque a palavra Odù siguinifica destino, e cada Orixá, teve sua passagem por cada Odù, por esse motivo, não há porque afirmar, que um Orixá, está ou não errado como regente de um Odù. E também pode ocorrer, de Orixás que teoricamente não se dão bem, possam reger o mesmo Odù, mas que fique bem claro que com influências diferentes. Por exemplo: o Odù Oxê, todos sabemos que ele é regido por Oxun e Yà Mì Óxórongà, mas responde por esse Odù também Obà eterna inimiga de Oxun pelo amor de Xangô, ela rege sim, porque nesse signo é que há o grande confronto entre Obà e Oxun pelo Amor de Xangô quando Obà corta a própria orelha por amor a Xangô, ou seja não há regente errado.

- Odù Okáran - As pessoas regidas por esse signo, são inquietas, independentes, desconfiados, impulsivos, geniosos, possuem vocação religiosa, são esquivos e tristes. São vingativos, não se importando quem é o alvo de sua vingança, sendo pai ou mãe, filhos ou irmãos. Possuem temperamento forte e são problemáticas.

- Odù Ejiokô - As pessoas regidas por esse signo, são muito alegres e felizes, possuem muita sorte, porém não chegam a ficar ricos, não são ambiciosos e procuram dividir tudo que possuem. São confiantes, voluntariosos, geniosos, prepotentes, exigentes e tentam impor suas vontades. E dessa maneira acabam adquirindo constantemente inimigos declarados e ocultos.

- Odù Etaogundá - As pessoas regidas por esse signo, só vencerão na vida, mediante seus próprios esforços e sacrifícios, o homem deste Odù é muito viril, e a mulher tem muita fertilidade mas não tem muita sensualidade. Mas tanto o homem quanto a mulher regida por esse Odù, são muito radicais sendo olho por olho dente por dente.

- Odù Irossún - As pessoas regidas por esse signo, são audaciosos, decididos, agressivos, autoritários, deixam-se dominar pela cólera. Geralmente possuem olhos vermelhos e lacrimejantes. Jamais devem revelar seus planos a ninguém, pois por mais garantido que seja da errado.

- Odù Oxê - As pessoas regidas por esse signo, possuem poderes para a feitiçaria, são misteriosos e vaidosos. Quando lhes convém, são mão aberta, possui muito charme, além de serem muito inteligentes. Gostam dos prazeres, são faladores e convencidos, ambiciosos, perseverantes e complicados no amor, pensam em grandes lucros.

- Odù Obará - As pessoas regidas por esse signo, quase sempre são vítimas de calúnias. Possuem grandes idéias e passam boa parte de suas vidas tentando realiza-los. Mas na maioria dos casos, elas vão por água a baixo, por não pedir ajuda para realiza-los. Os regidos por esse signo, acabam por vencer pela força de vontade, são obstinados, e geralmente não obtém o reconhecimento sobre seus atos.

- Odù Odí - As pessoas regidas por esse signo, são perseverantes, duras e inflexíveis, não crêem em nada nem em ninguém, mas podem facilmente serem levados por superstições tolas. São pessoas muito inteligentes e de excelente memória, assimilam, tudo, o que se proponham a aprender, com muita facilidade,  adoram viver isolados.

- Odù Ejionilê - As pessoas regidas por esse signo, são impulsivas, chegando quase a irracionalidade, seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço, mesmo que signifique o sacrifício de outrem. Possuem desenvolvimento intelectual mediano, alimentado pela curiosidade incontrolável, e enfraquecido por imaginação excessiva. Tendem ao vulgar, ao mais fácil, não se importando muito com a qualidade.

- Odù Ossá - As pessoas regidas por esse signo, são autoritárias, caprichosas e teimosas. São vítimas de calúnias e falsos amigos. De inteligência mediana são zelosos e por vezes muito mentirosos, cínicos, gostam de fofocas, caluniadores e costumam fantasiar situações,  são super protetores, e por vezes falsos amigos.

- Odù Ejiofún - As pessoas regidas por esse signo, são muito calados, envelhecidas física e interiormente, ranzinzas, teimosos, embora exaltem a paz, são muito vingativos, agindo de forma geralmente traiçoeiras, calmos. Geralmente vivem muito tempo, adquirem bens materiais a partir da meia idade, quando se encontra espiritualmente.

- Odù Owarin - As pessoas regidas por esse signo, ficam ricas ainda na juventude, realizam muito cedo o que desejam da vida, tudo que a vida pode oferecer. São naturalmente bafejados pela sorte, atraentes em tudo, generosas, dominadoras e entusiasmadas. Não conhecem obstáculos que não possam vencer, gostam do que é bom e caro. Não medem esforços para conseguir o que desejam. Mas não tem tempo para desfrutar de tudo que adquirem, pois são vitimas de morte repentina é o carma do signo.

- Odù Ejiolaxeborá - As pessoas regidas por esse signo, são temperamentais, cordiais, adoram relacionamentos superficiais e numerosos, dificilmente assumem compromisso que durem muito tempo, o que provoca uma constante troca de parceiros. Costumam entediar-se até com as melhores coisas da vida. São gulosos, gostam de boa comida, de tudo do bom e do melhor, roupas, perfumes, gostam de desfrutar o máximo da vida, são muitos independentes.

- Odù Ejiologbon - As pessoas regidas por esse signo, são amorosas, dóceis, de temperamento mórbido, que preferem ser dirigidas e orientadas por alguém em que depositam confiança cega. Preferem viver em grupo. São teimosos, resmungões e gostam de crianças.Não possuem muita sorte no amor, e por essa razão vivem constantemente perturbadas, porém não deixam de ser trabalhadoras, honestas ao extremo, são sensíveis e quando se sentem agredidas são momentaneamente, vingativas.

- Odù Iká - As pessoas regidas por esse signo, são muito orgulhosos, confiantes e por essa razão costumam chutar a felicidade, passando ao arrependimento logo após, mas elas inúmeras vezes, se recuperam e se renovam. São pessoas prestativas e agradáveis, agressivas, violentas, corajosos e nunca hesitam diante do perigo, fingem ser viris, gostam de vaidade embora não sejam vaidosos, e esforçam-se para sobressaírem em todos os meios e em todas as áreas, lutando com sua dupla personalidade.

- Odù Obeogundá - As pessoas regidas por esse signo, são sempre impulsionados pelo desejo de conquista e de domínio, e para atingirem esse objetivo assumem posturas ameaçadoras, que visem manter o controle sobre a situação. São corajosos, audaciosos, presunçosos,  mas muito solícitas, e prontas a socorrer à quem necessitem de seus préstimos. Possuem caráter altivo, sarcástico e indisciplinado. São amantes do trabalho.

- Odù Aláfia - As pessoas regidas por esse signo, são teimosos, serenos e calmos ao extremo, não perdem a paciência por nada, estão sempre dispostos a ajudar aqueles que deles necessitam, são francos e muito radicais em atitudes e pensamentos, possuem um grande senso de responsabilidade.

About these ads

Sobre eweorisa

Olá, Sou iniciada no culto afrobrasileiro denominado Candomblé de Ketu, como omó-orisá de Yemanjá. Quero ajudar as pessoas que tem problemas de origem espiritual, bem como aquelas que gostam de estudar sobre o tema. Aqui você também pode solicitar aconselhamento via msn e encomendar seu banho de folhas sagradas do culto do Orisá para diversos fins. Asé.
Esse post foi publicado em Odús. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s